Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 75, p. 229-244, maio/ago. 2008
Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>
RESUMO
O desenvolvimento da escrita ortográfica pela criança é uma ferramenta importante para a expressão e organização do seu pensamento através do texto escrito. A revisão textual contribui de forma significativa neste desenvolvimento ao possibilitar que a criança reflita sobre as escolhas lingüísticas que realiza ao escrever. No entanto, se o aprendiz percebe o erro como evidência de seu fracasso em aprender, a revisão da própria produção pode ser uma experiência dolorosa. Este trabalho descreve o processo de revisão de texto realizado por uma criança cega, explorando a importância da realização de atividades de natureza metalingüística e do fazer-de-conta para o domínio da escrita ortográfica no sistema Braille, desenvolvimento
da auto-estima e reconstrução de paradigmas sobre o aprender.
Palavras-chave: Escrita ortográfica. Revisão de texto. Braille.
* Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
E-mail: clarissanicolaiwskey@yahoo.com.br
** Doutora em Psicologia e docente do Instituto de Psicologia da UFRJ.
E-mail: correa@psicologia.ufrj.br
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