Artigos, teses e dissertações / (Artigo) ESCRITA ORTOGRÁFICA E REVISÃO DE TEXTO EM BRAILLE: UMA HISTÓRIA DE RECONSTRUÇÃO DE PARADIGM

Artigos

Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 75, p. 229-244, maio/ago. 2008
Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>


RESUMO

 

O desenvolvimento da escrita ortográfica pela criança é uma ferramenta importante para a expressão e organização do seu pensamento através do texto escrito. A revisão textual contribui de forma significativa neste desenvolvimento ao possibilitar que a criança reflita sobre as escolhas lingüísticas que realiza ao escrever. No entanto, se o aprendiz percebe o erro como evidência de seu fracasso em aprender, a revisão da própria produção pode ser uma experiência dolorosa. Este trabalho descreve o processo de revisão de texto realizado por uma criança cega, explorando a importância da realização de atividades de natureza metalingüística e do fazer-de-conta para o domínio da escrita ortográfica no sistema Braille, desenvolvimento
da auto-estima e reconstrução de paradigmas sobre o aprender.


Palavras-chave: Escrita ortográfica. Revisão de texto. Braille.


* Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
E-mail: clarissanicolaiwskey@yahoo.com.br


** Doutora em Psicologia e docente do Instituto de Psicologia da UFRJ.
E-mail: correa@psicologia.ufrj.br

 

Download (PDF)

Voltar ao menu anterior

Unidade Olhos da Alma
Rua Maestro Grossi, 348 - Jaboticabal, SP

Fone: (16) 3202-5349

uniolhosdalma@yahoo.com.br
Olhos da Alma