Saiba Mais / Baixa Visão

Baixa Visão

Baixa visão ou visão subnormal é considerada a partir da capacidade de indicar projeção de luz até o grau em que a redução visual limite ou interfere o desempenho normal, desenvolvendo-se por meios visuais (material ampliado) mesmo necessitando a utilizar recursos especializados.


Apesar do avanço educacional oferecido aos deficientes visuais, devemos admitir que os atendimentos educacionais ainda estão distantes de promover a verdadeira inclusão, com igualdade de direitos e o êxito do aluno com deficiência visual no processo educacional.


Recursos Específicos para Baixa Visão


O aluno com baixa visão deverá fazer o uso de auxílios ópticos e não-ópticos quando necessário, melhorando a função visual possibilitando assim melhor desempenho escolar.


RECURSOS ÓPTICOS: Os recursos ópticos são específicos para cada pessoa, dependem da necessidade e da possibilidade de cada um e são divididos em duas categorias: para longe, ampliando a imagem auxiliam a leitura para longe e para perto permitem a leitura de material impresso. Esses dispositivos são prescritos pelo especialista (Oftalmologista ou Ortoptista), sendo lentes que aumentam ou ajustam a imagem visual para uma boa adequação a pessoa deverá passar por treinamento.


- Para longe: Sistemas telescópios ( telelupas), que podem ser monoculares ( em um olho ou binoculares ( nos dois olhos)

- Para perto: Lupas manuais, lupas de apoio e lentes em óculos. Óculos de lentes filtrantes (escurecidas) para casos de fotofobia. Quanto maior o aumento lente, menor o campo visual e percepção de distância pode ficar alterada.


RECURSOS NÃO ÓPTICOS: Os recursos não ópticos são conseguidos através de pequenas modificações das condições ambientais onde o aluno se encontra, o desempenho visual e as condições gerais do educando podem melhorar por meio de adaptações simples e especificas para cada pessoa devendo ser disponibilizados na medida do possível:


  • Iluminação
  • Guia de Leitura
  • Caderno com pauta ampliada e reforçada
  • Lápis 3B ou 6B
  • Caneta hidrográfica
  • Livros Didáticos ampliados
  • Apoio para leitura
  • Chapéus ou bonés


RECURSOS ELETRÔNICOS: Esses recursos aumentam o tamanho e contraste de objetos e letras: CCTVs - Sistema Circuito Fechado de Televisão, Computadores, Calculadoras.


Alguns alunos poderão precisar apenas de algum dispositivo, enquanto outros necessitarão de uma combinação de vários recursos, devendo ser sempre orientado para usar de maneira eficiente, entendo as vantagens e limitações de cada material utilizado.


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